O Oceano no Fim do Caminho, Neil Gaiman



O primeiro contato que tive com Neil Gaiman foi através de Coraline. Sou apaixonada pelo filme e quando li o livro, vi que Henry Selick fez um ótimo trabalho como diretor. O filme conseguiu captar a essência da obra original, se tornando um ótimo complemento. De qualquer forma, foi ali que me apaixonei pela escrita do Gaiman, e no mesmo instante eu soube que certamente me apaixonaria por qualquer outra coisa que ele escrevesse. Fiz uma lista, e entre os que queria ler, O oceano no fim do caminho era um dos primeiros. 



A história nos apresenta a um homem de meia-idade que, após um funeral na sua cidade natal, resolve sair e espairecer um pouco. No meio do caminho, ele acaba se vendo na sua antiga casa , e mais tarde, onde morava sua amiga de infância, Lettie Hempstock. Lá ele reencontra uma mulher que acredita ser a Velha Sra. Hempstock, avó de Lettie, e ganha permissão para visitar o lago nos fundos da casa, o qual Lettie chamava de Oceano. A partir disso, as memórias de infância voltam até nosso protagonista e a história de fato começa.

Comecei a leitura sem saber o que esperar, e foi melhor assim. Me vi devorando as páginas, como não o fazia há algum tempo, e foi maravilhoso!  Aqui Neil Gaiman trabalha o realismo mágico de forma incrível, e nos faz imergir nos acontecimentos junto com os personagens, que aliás, são todos muito interessantes. 
As mulheres Hempstock com toda certeza tornam o livro mais especial. Recentemente descobri que elas representam as três faces da deusa na mitologia celta e achei isso incrível. 


O protagonista, por sua vez, me fez sentir representada. Ele é exatamente o tipo de criança que eu fui, exceto pelo fato de que tive alguns bons amigos. Sempre fui uma criança muito quieta, que devorava livros e brincava sozinha. Ver a personificação disso em um livro me trouxe um misto de felicidade e nostalgia.



O oceano no fim do caminho é um livro que está na minha wishlist faz tempo, e agora finalmente tive o prazer de lê-lo. Infelizmente, o exemplar da foto acima não é meu, e sim de uma amiga, mas em breve com certeza adquirirei um, pois gostei tanto da história que preciso tê-lo em minha estante, e mais tarde, ler novamente.
      

Comentários

  1. Ahhh, a história parece ser um amor! Gostei disso das mulheres serem as três faces da deusa na mitologia celta, que interessante! Ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Eu não me dei conta disso durante a leitura, só soube depois, haha. Achei genial ele incluir isso e pelo que eu vi, elas também estão presentes em mais obras do autor.

      Beijão ♥

      Excluir
  2. Eu vejo esse livro desde que eu tinha uns 14/15 anos e nunca me interessei a ler.
    Só agora me dei conta do autor :o
    https://brancobolcado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi meio assim comigo. Li Coraline em 2017, e já havia ouvido falar desse livro há muito tempo, mas eu nunca procurei a fundo saber do que ele se tratava. Só quando percebi que era do Neil Gaiman o meu interesse cresceu. Desde lá, estava louquíssima para iniciar a leitura, hahaha.

      Excluir
  3. Que interessante! Já estava a procura de livros indicados e com resenha, muito obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter te ajudado com sua busca, Laura ! Caso o leia, não esquece de me contar o que achou, viu?

      Um beijo ♥

      Excluir

Postar um comentário