Com amor, Simon.


Li Simon Vs. a Agenda Homo Sapiens ainda em 2016, quando ele foi trazido para o Brasil. Foi uma experiência muito boa, ainda mais porque, até o momento, nunca havia lido nenhum livro com temática LGBT(Q). Me lembro bem de ter indicado fortemente a um dos meus melhores amigos, que é gay, pois tinha certeza que ele também nunca tinha lido nenhuma obra do gênero e sabia que ele ia se apaixonar por Simon tanto quanto eu.




Assim que saiu a notícia da adaptação fiquei eufórica , mas infelizmente não pude ir ao cinema assistir, pois a rotina no colégio estava corrida. Vi todo um burburinho no YouTube à respeito do filme, mas apesar de ter assistido a alguns vídeos, acabei esquecendo. Eis que no domingo passado eu finalmente assisti, e gostei tanto do filme que quis vir aqui falar sobre ele, apesar de saber que é pouco provável que alguém ainda não o conheça.

Resultado de imagem para love, simon

O livro nos apresenta a Simon, um garoto gay de dezesseis anos que ainda não se assumiu. Ele não tem grandes questões sobre sua sexualidade, mas prefere deixar para depois o trabalho de ter que lidar com tudo isso. Um dia ele se depara com uma declaração anônima de um garoto de sua escola, autodenominando-se de Blue. No post, Blue assumiu sua homossexualidade e contou como se sente em relação a isso. Simon decide enviar um e-mail ao garoto, e a partir daí os dois começam a criar laços. Tudo ia bem, até que  Martin Addison descobre esses e-mails e passa a chantagear Simon, que se vê obrigado a ajudar o colega a conquistar sua amiga Abby. Do contrário, Martin contaria para todos o que descobriu e talvez acabasse com o que Simon e Blue construíram , muito antes que os dois pudessem aproveitar de fato a companhia um do outro.

O filme segue com a mesma história, apenas com  pequenas modificações, que não influenciaram negativamente em nenhum momento. É um filme bastante sensível, que pode te fazer chorar em alguns momentos e rir em outros. Um filme sobre a adolescência e sobre a descoberta da sexualidade nessa fase tão confusa, sobre como isso pode ser assustador e belo, tudo ao mesmo tempo. Um filme sobre amizade , família e vivências. De forma alguma um cliché, até porque só agora o cinema vem trazendo a representatividade necessária, mas totalmente capaz de fazer suspirar.

Terminei o filme com lágrimas nos olhos, extasiada. Não porque se trata de uma "obra prima" do cinema, e sim porque me tocou de forma sutil e delicada. É uma história simples, mas incrível e com muita representatividade, que mostra que pessoas lgbt's podem sim ter finais felizes, ao contrário do que a cultura pop geralmente mostra. Recomendo que leiam o livro, se ainda não o fizeram, e assistam ao filme também.

See ya 

Comentários

  1. Que resenha delicada! Eu ainda não assisti o filme e nem li o livro, acredita? Pretendo colocar todas as minhas leituras e filmes atrasados em dia esse próximo semestre.

    Já ouvi falar bastante sobre a obra, pelo booktuber Vitor Martins, parece que é do jeito que eu gosto: história simples, desfecho sim e sentimentos profundos. Amo!

    Seu blog é tão delicado, me inspirou. Super beijo,
    amavelgirassol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, o Vitor ( eu o adoro ♥) realmente fala muito sobre Simon , haha. Pelo que você comentou , acho mesmo que você vai gostar muito da história , e talvez até mais do filme, pois consegue ser mais fofo.

      P.S : Obrigada pelo elogio ao meu blog ♥
      Fiquei muito feliz.

      Excluir
  2. Olá!
    Li "Simon vs a agenda homo sapiens" por causa do filme, que tinha me chamado a atenção pelo trailer (e pelo elenco e pela trilha sonora também) e nossa, foi uma das melhores leituras que fiz este ano! Toda a sutileza e delicadeza da história me encantaram, assim como aconteceu com o filme, que foi super bem adaptado apesar das mudanças <3

    Parabéns pela resenha, beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Sutileza" e "delicadeza" são ótimas palavras para definir ambas as obras, haha.

      Beijinhos ♥

      Excluir
  3. Eu vejo resenhas desse livro desde que descobri a existência do BookTube e ainda não o li! Não acredito nisso! Esse post só meu deu mais vontade de lê-lo, ainda mais, depois que vi e amei o filme. Obrigada pelo lembrete! Vou adicionar à minha lista de leitura agora mesmo Eva! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito poder ler o livro antes de ver o filme. Não sei porque ainda não comprei, acho que fui meio lerda hehe. Quando for adquirir meu exemplar, vou fazer de tudo para achar essa edição mais antiga com o título original. Me falaram que o filme é um pouco diferente, mas, como você disse, nada que prejudique a história :) adorei a resenha/crítica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente eu também prefiro as capas originais, mas no caso de Simon, achei mais bonita haha. Acho que você vai gostar tanto do filme quanto do livro, Luana. O filme tem uma vibe mais fofa, sabe? Pelo menos foi essa a impressão que eu tive.

      Beijinhos ♥

      Excluir
  5. "tocar as pessoas de forma sutil e delicada" deve ser o objetivo desse filme, porque foi exatamente o que ele fez comigo também :)
    assisti há alguns dias e chorei com a cara no notebook hahaha muito bonitinho ♥

    ResponderExcluir
  6. Que amor de resenha! Eu ainda não li o livro, mas assisti ao filme esses dias, e poxa, é um filme tão leve e bom de assistir, mesmo se tratando de um assunto tão delicado para o público adolescente. Com amor, Simon, é um dos primeiros filmes LGBT que ganhou uma grande repercussão, ao meu ver, mesmo que tenhamos outros e também nacionais, com a mesma temática.
    Estou muito curiosa agora para ler o livro!
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Tau! Penso da mesma forma. Só agora filmes com essa temática estão tendo verdadeira visibilidade, e é ainda melhor o fato de terem finais felizes.

      Beijinhos

      Excluir

Postar um comentário