Uma conversa sobre não comer animais


Em março eu completei um ano de vegetarianismo. De lá pra cá eu apendi muita coisa e um episódio que aconteceu hoje pela manhã me fez ter vontade de falar sobre isso. Para contextualizar, a rotina na escola anda corrida, então eu descuidei da minha alimentação, e tive uns episódios de fraqueza. Hoje eu passei mal e tive que ir para o hospital, e lá o médico me falou umas besteiras que já estou acostumada a ouvir, como me perguntar se eu não tinha pena das cenouras que eram arrancadas da terra pra que eu possa comer ( tive a impressão de que foi para me testar). A questão é que as pessoas geralmente são muito desinformadas sobre esse assunto, o que faz com que pareça uma coisa extremamente cara, o que de forma alguma é verdade. Ser vegano/vegetariano pode ser elitista, pois as  informações que geralmente chegam até nós são distorcidas, então é de se esperar que uma pessoa de poucas condições acabe achando que isso é totalmente fora da sua realidade, mesmo que comprar carne seja muito mais caro do que comprar verdura. Tenho consciência que a indústria cobra caro por produtos vegan. O capitalismo se infiltra até nas causas mais nobres (como feminismo e movimento negro) então temos que lidar com isso e pôr na balança o que nos cabe (comer coisas 100% naturais é uma boa opção).

Ser vegano/vegetariano é escolher não compactuar com o sofrimento animal só pelo prazer de se alimentar deles, e cada um faz o possível dentro de sua realidade. Pra mim, por exemplo, seria muito difícil me tornar vegana de uma hora pra outra, visto que moro em cidade interiorana e aqui é muito difícil encontrar coisas que possam substituir o que somos acostumados a comer em eventos sociais, por exemplo. Sem contar que isso não se relaciona só a comida, e sim a qualquer produto que envolva a exploração de um bichinho. Eu sou menor de idade, então submeter minha família a isso seria inviável, visto que nenhum deles segue essa ideologia. Deixei de comer carne e ovo, mas não consigo ainda extinguir da minha vida um produto testado em animais. Sou menos engajada na causa por isso? Não.

Infelizmente o ato de consumir carne virou algo cultural , então é normal que a maioria das pessoas não saiba que na verdade o ser humano não precisa disso  para sobreviver ( sendo inviável uma dieta somente à base desse alimento, como acontece com os animais não racionais), que os países que mais consomem leite tem alto índice de osteoporose e que consumir ovo pode ser tão ruim quanto fumar cigarros. Nada disso chega até nós porque a industria não quer que saibamos disso. A indústria quer que consumamos mais e mais, sem se importar com os impactos gerados na natureza e na própria população. A indústria não quer que saibamos do sofrimento a que os animais são submetidos para que esses alimentos cheguem até nossas mesas, ou que se soubermos, não nos importemos com isso, já que temos a mania de achar que o ser humano tem mais direito de viver do que outras espécies. 

Sei que não posso mudar o mundo e que apesar de ter abolido muitas coisas da minha vida os animais continuam sofrendo, mas se cada um fizer um pouquinho as coisas pouco a pouco começam a mudar. Se hoje as mulheres tem direito ao voto, foi porque em determinado momento nossas antepassadas lutaram por isso, nos possibilitando hoje lutar por outras pautas. Se hoje a mulher negra tem consciência de seu valor e se empodera é porque no passado outras negras se questionaram sobre isso. Vejo que temos a mania de viver sem nunca questionar nossos hábitos, e isso é terrível. O tempo passa e continuamos a agir no automático porque uma vez disseram que isso ou aquilo é o certo. Questionem mais,  pois do contrário o progresso não acontece

Comentários

  1. Já tentei parar de comer carne, mas assim como você acabei com muita fraqueza e tive que parar. Não me arrependo de ter voltado a comer carne, não por desfazer do vegetarianismo, mas por entender que no momento preciso me fortalecer para depois lutar pela causa, eu entendi que meu metabolismo ainda não aguenta essa mudança, mas tenho plena certeza que se eu me cuidar bem, logo logo posso tentar novamente ser vegetariana. Pode demorar um pouco, mas um dia vou conseguir =D
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com suas palavras. No começo, surpreendentemente foi bem fácil pro meu organismo se acostumar, tanto que minha anemia melhorou. Eu estava me alimentando muito bem naquela época, haha. Por agora eu realmente descuidei, então essa fraqueza foi pua irresponsabilidade minha.

      Beijinhos ^-^

      Excluir
  2. Talvez eu tenha um "chamado" para ser vegano porque quando não tem a famosa mistura eu não sinto falta acredita? Pra mim está ótimo comer arroz,feijão e uma saladinha básica! Atualmente escrevi uma postagem escrevendo que talvez eu queria me tornar e ver relatos do cotidiano de pessoas que iniciaram é aliviante! Foi como você disse,acabou se tornando algo cultural,do cotidiano.. Crianças nascem já sabendo que devem comer carne e etc..

    uma figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, carne não faz falta nenhuma,é pura construção social. Meu paladar mudou bastante desde que me tornei vegetariana. Passei a apreciar mais o real sabor dos alimentos, principalmente de verduras , sem a necessidade de enche-los de temperos.

      Boa sorte nessa jornada :)

      Excluir
  3. O vegetarianismo e o veganismo, acima de tudo, são um processo de despertar. Acordar para a verdade que escondem da gente desde sempre. A indústria nos manipula, omite, engana. Só o fato de você estar ciente disso, já mostra um enorme passo rumo ao veganismo. Não se preocupe quanto ao tempo, faça tudo que pode na medida do possível e parabéns por já ter essa mentalidade!

    do cristal

    ResponderExcluir
  4. Oi Eva! Esse post seu é mais antigo mas tenho buscado muito sobre o veganismo e o vegetarianismo e fico feliz de ter você como essa boa influência pro nosso mundo. Acho que o planeta fica grato também! Minha família tem a cultura da carne mas vou tentar começar a parar de consumi-la aos poucos, já tenho evitado porções pequenas, como presunto e bacon e isso tem me feito tão bem! Parece que a gente fica mais leve, como se toda a dor do bichinho que entraria em nós permanecesse distante. Tô feliz por tentar. Tô feliz por você ser essa inspiração pra mim nesse processo. Obrigada por ser tão incrível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário