Uma maravilhosa , surpreendente e longa viagem a um pequeno planeta hostil


Estava com altas expectativas sobre esse livro, e também com um medo proporcional de que essa expectativa não fosse cumprida. Acho que com a quantidade de resenhas sobre essa obra que circularam na internet faz um tempo, não seria surpresa alguma se eu dissesse que amei o livro. E de verdade, como eu amei! 
A trama é uma sci-fi  futurística que tem como maior cenário a Andarilha, uma nave de perfuração de túneis que abriga uma tripulação inter espécie e fantástica. De inicio, conhecemos Rosemary, uma humana nascida em Marte, que está prestes a se juntar a tripulação da Andarilha . Uma observação engraçada é que eu imaginei a Rosemary totalmente diferente do que ela é, e ao procurar fanarts descobri que ela se parece muito fisicamente comigo ( negra, de cabelos cacheados e curtos), e foi muito gratificante. Por falar nisso, A Longa Viagem a um Pequeno planeta Hostil é cheio de representatividade.


Além de aventuras e desafios, esse é um livro sobre jornadas pessoais, sobre emoções e sentimentos. Todos os personagens são incrivelmente distintos e peculiares!  Foi uma leitura que me fez pensar e repensar, e ter um tique para desconstruir muitas coisas. Em vários momentos me peguei pensando em como nós, seres humanos , temos a mania de nos achar superiores a outras espécies. Esse livro me fez pensar em como somos pequenos e insignificantes perante a grandeza do universo, e ao contrário, não somos o centro de nada, mas cada pedacinho do nosso ser faz parte dele.

" [...]  O problema com tais esforços é que há variáveis demais para se considerar, muitas das quais desconhecemos. Simplesmente não temos dados suficientes e os dados que possuímos ainda estão além da nossa compreensão. Somos especialistas da galáxia física. Vivemos em mundos terraformados e em gigantescos habitats orbitadores. Criamos túneis através da subcamada para pular entre sistemas estelares. Escapamos da gravidade planetária com a mesma facilidade com a qual caminhamos pela porta da frente. Porém, quando se trata de evolução, não passamos de uma ninhada recém-saída do ovo, tateando por aí com os nossos brinquedos. Acredito que é por isso que muitos dos meus colegas ainda adotam teorias sobre materiais genéticos espalhados por asteroides e supernovas. De certa forma, a ideia de um estoque compartilhado de genes que flutuam através da galáxia é muito mais fácil de aceitar do que a noção assustadora de que talvez nenhum de nós tenha a capacidade intelectual de entender como a vida de fato funciona."



Sinto que qualquer coisa que eu diga pode atrapalhar a leitura de vocês. Leiam e descubram por si mesmos a maravilha que é fazer parte da Andarilha. No mais , é um livro belíssimo, em todos os sentidos, e bem diferente de tudo que eu li até o presente momento. Coisas como  racismo, conceito de família, de amor e de gênero são mestricamente postas em pauta nesse livro e foi incrível acompanhar toda essa jornada. Em muitos momentos eu fiquei com lágrimas nos olhos, e em outros, a euforia me pegava de jeito. É um livro fantástico, e mal posso esperar pelos próximos volumes. Tenho certeza de que Becky Chambers não decepcionará.


Comentários

  1. Já ganhou pontos comigo pelo livro ser cheio de representatividade <3
    Sua resenha foi mais sentimental do que as outras que eu já li sobre o título em questão, o que me fez perceber como ele mexeu com você e como seria ótimo eu poder lê-lo num futuro não distante.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, foi uma leitura que me tocou profundamente e fazia tempo que uma obra não me fazia ter tantos sentimentos. Foi uma experiência incrível e espero que mais pessoas tenham a oportunidade de lê-lo.

      Obrigada por comentar ♥

      Excluir
  2. Oi Eva!
    Gosto de livros que nos distraem e nos fazem pensar ao mesmo tempo, então vou dar uma olhada com mais carinho nesse. :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que decida ler e tenha uma experiência tão boa quanto a minha. ♥

      Excluir
  3. Oieee!
    Todo mundo fala tão bem do livro que tenho medo de ler hahaha não sei porque! Mas a capa me atrai tanto que as folhas pretas em suas fotos me chama muita atenção, sua escrita está ótima e claro, as fotos estão demais!! <3
    Beijoooos
    www.mandyliine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estética dele é realmente incrível, assim como são todos da Darkside. É um livro que realmente vale a pena ter, haha.

      P.S: Muito obrigada pelos elogios. Colocaram um sorriso no meu rosto ♥

      Excluir

Postar um comentário