Um #5amclub não intencional e aleatoriedades


Acordei pontualmente às 05:00 da manhã hoje, e sem o auxílio do despertador. Com certeza isso se deve ao fato de que na noite passada eu me deitei cedo, consequência de ter insônia e levantar 04:40 todos os dias para ir à escola. Não que isso tenha me irritado, pois eu amo me levantar e ver que todos ainda estão dormindo. A casa fica silenciosa e escura , porque eu detesto luzes acesas de manhã , e posso tomar um café quentinho e ler com calma. Já fiz tudo isso e me encontro agora na mesa da cozinha; está chovendo , e o dia está frio ( coisa que me deixou imensamente feliz, pois na Bahia nem sempre a chuva vem com esse complemento). 

Tirei essa foto agorinha

Alaska foi se embrenhar no jardim e não quer sair, embora eu tenha ido até lá chama-la. Ela às vezes me surpreende, pois tem a personalidade tão forte quanto a de uma garotinha de sete anos. Fico impressionada com o quanto é inteligente.
Hoje vai ser um dia agradável, pelo visto. De tarde eu e meus amigos vamos tentar começar a gravar algumas cenas de um documentário para a aula de História (  ) . O tema central é "Africanidade e empoderamento", e decidimos explorar a ancestralidade africana, que é um tema imensamente rico e interessante.
Durante essa semana fizemos muitas pesquisas e visitamos muitos lugares interessantes, como um velho engenho chamado Solar Paraíso e a Casa do Samba, em Santo Amaro - BA, que antes era o casarão do Conde Subaé, e que serviu de hospedagem para D.Pedro II. Foi incrível adentrar em ambos e ver quanta história carregam, embora tenham sido palco de muito sofrimento para os meus ancestrais.

Também fizemos entrevistas com alunos de Moçambique, Guiné-Bissau e Angola, que estão fazendo intercâmbio na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira , que se localiza na minha cidade. Aprendi muito conversando com eles, principalmente sobre como as coisas funcionam por lá e embora já soubesse disso, me dei mais conta de como a história da escravidão chega até nós ( e até mesmo até eles), de uma forma eurocêntrica. Foram dias muito produtivos e independente da nota que obtivermos nesse trabalho, o conhecimento que adquirimos será a verdadeira recompensa. 



Casa do Samba 
Acho que é só. Isso se tornou um post bem aleatório, mas me deu vontade de vir aqui e escrever , então o fiz. 

Comentários

  1. Aaaa realmente moça, hoje vai ser um bom dia. Principalmente pelo fato do tempo por aqui estar frio, né? Confesso que faz tempos que espero por essa chuva na Bahia. Me sinto confortável com ela, coisa que não sinto no verão. É como se o tempo frio fosse o meu aconchego, e de fato é. Deus preserve a chuva na Bahia, de preferência em Salvador, apesar de achar que não temos estrutura para tanta chuva.

    Hoje não irei fazer nada de interessante, a não ser terminar a leitura do livro que estou lendo e a noite, talvez, um trabalho de português.

    Sua gata é linda.
    Gostei da bolsa.

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade :/
      Vi notícias sobre o que tem acontecido em Salvador devido a chuva e acho que é o único defeito que consigo enxergar nos tempos chuvosos.

      Beijos ♥

      Excluir
  2. Quando eu estudava, também acordava super cedo e amava o silêncio da madrugada.
    Eu iria gostar se vc trouxesse para o blog um pouco mais sobre o resultado do trabalho de vocês, achei o tema super interessante.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentarei Leslie, embora não tenha tanta certeza de que meus amigos concordariam, haha.

      Beijinhos ♥

      Excluir
  3. (Que foto mais linda essa da sua gatinha Alaska!)

    Eu adoraria conversar com pessoas de Moçambique e Angola: tenho lido muita literatura de lá e sobre lá (no momento, aliás, estou finalizando uma obra do Mia Couto). Acho que seria bacana conhecer o lugar pela voz de seus habitantes, além das palavras escritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nunca li nada realmente proveniente da literatura africana, mas é uma coisa que quero mudar em breve.
      E sim, é muito legal saber mais sobre África pelos olhos de quem vive e ama esse continente tão fascinante. Esse contato que tive com eles me instigou a querer saber mais.

      Beijos ♥

      Excluir
  4. Que trabalho mais maneiro! Meus trabalhos de escola eram sempre meia boca, nem se comparam a esse que você está fazendo, gostei bastante do tema mesmo.
    Amei suas fotografias (como sempre), principalmente a da escada *--*
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Nanda, suas palavras me fizeram sorrir !
      Obrigada, de verdade. Fico feliz que tenha gostado ^-^

      Beijinhos ♥

      Excluir
  5. Ahhh que delícia de tempo ♥ Meu clima favorito pra todos os dias rs

    Alasca (é por causa do livro do John Green?)é uma fofura!

    ResponderExcluir
  6. Ahh tão bom ver um post brotando de algumas aleatoriedades! Eu gosto bastante desse tipo de conteúdo, geralmente trazem alguns aspectos bem bacanas do cotidiano, ou seja, adorei o seu texto.
    As vezes eu também acordo cedo, mas geralmente é porque perdi o sono por conta da ansiedade, sou uma pessoa que precisar dormir bastante haha
    Que experiência incrível você e seus amigos tiveram ao fazer a pesquisa para o projeto. Eu acho que experiências assim enriquecem bastante :)

    Ps: A gatinha é muito fofa!
    Um beijo!

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir

Postar um comentário