Sobre ansiedade e autoestima

1

Semana passada aconteceu uma coisa que me fez pensar. Era sexta feira , dia da prova de programação, e eu estava tranquila, pois havia estudado. As horas foram passando, o horário do intervalo chegou e logo em seguida a avaliação seria aplicada. Eu estava no refeitório com duas amigas, comentando sobre as possíveis questões que ele poderia ter colocado na prova, e aquela velha e desconfortável sensação começou pouco a pouco a tomar conta de mim. Primeiro veio uma " queimação" por todo o meu tronco, uma leve dor no peito, falta de ar e tremedeira. Eu estava tendo uma crise de ansiedade e tive que me segurar para não chorar ali mesmo. Naquela hora eu vi o desespero no rosto das minhas amigas. Elas não sabiam direito o que fazer e o que dizer, então só me induziram a ir até a nossa sala de aula. O professor entregou a prova . Eu pensei que não ia conseguir fazê-la . Respirei fundo repetidas vezes e por fim, deu tudo certo.

Depois disso, eu passei o final de semana inteiro indo até o portal do aluno, para conferir se o professor havia trocado a minha nota com a de algum aluno mais inteligente e meu coração acelerava só de pensar nessa possibilidade. Não que eu não me ache inteligente, não é isso. Na maior parte do tempo eu fico satisfeita com minha capacidade cognitiva. O problema é que constantemente somos induzidos a nunca estar satisfeitos , a competir , a fazer de tudo e mais um pouco por uma nota máxima no boletim. Posso estar errada, mas não acho que a escola teste a nossa inteligência. Eles testam a nossa memória e a nossa capacidade de tentar ser bons em algo que não somos.  É o sistema, temos que lidar com isso.

 A questão é que isso me fez perceber o quanto minha ansiedade e baixa autoestima estão ligadas.  E o quanto autoestima não tem só a ver com corpo e beleza física, embora isso afete de maneira muito significativa a maioria das pessoas , e estou incluída nisso. Mas não, não é só disso que se trata. Baixa autoestima tem a ver com não se achar inteligente o suficiente, bom o suficiente , engraçado o suficiente. É sobre achar que  não tem nada a oferecer para as pessoas , é se calar por achar que sua opinião não é relevante, e muitas outras coisas que eu não vou citar aqui. 
É triste , cansativo, e às vezes , solitário.

Comentários

  1. Eu te entendo completamente, Eva. Tenho transtorno de ansiedade generalizada e desenvolvi isso justamente por conta dessa "competição" nas escolas. Os três últimos anos do colégio foram horríveis, toda essa coisa de ENEM, provas, testes, trabalhos, parece que nada é suficiente, nós sempre temos que ser perfeitos (e eu buscava ser) e tudo isso acabou me deixando muito doente. Eu concordo com você em relação as escolas não testarem nossa inteligência, a verdade é que ninguém está nem aí para isso, só querem que decoremos tudo para fazermos provas (ENEM, Fuvest, Concursos Públicos), apenas isso, ninguém se importa se você sabe tocar algum instrumento,ou se possui algum talento, tudo que eles querem são notas em um papel. Por conta disso, somos uma geração doente, ansiosa, depressiva, desmotivada, triste, frustrada, dependente e acima de tudo, infeliz.
    Esse "sistema" que eles usam até pode ter funcionado para as gerações anteriores, mas não funciona mais para essa nossa geração. Não estamos satisfeitos em sermos tratados como máquinas, seguindo esse modelo industrial, que mais parece uma prisão, nós queremos aprender de verdade, viver a vida com leveza, queremos acima de tudo felicidade... Já passou da hora dos educadores e sistemas de educação notarem isso.
    Amei o seu texto! É realmente preciso falar sobre isso!
    Espero que dê tudo certo na sua vida, Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  2. Entendo bem como se sente. Meu último de escola tive que fazer boa parte em casa, de atestado médico devido a ansiedade. Essa pressão toda no adolescente é bem desgastante mesmo. Como você disse, a escola não testa nossa inteligencia. É mais como uma fábrica pra um mercado de trabalho? Não sei bem explicar. Mas é bem triste. Tem muita gente inteligentíssima que acabam com suas autoestimas destruídas por resultados de provas.

    Quanto a baixo autoestima... a falta de confiança é o maior dos problemas. Eu mesma tenho que lutar muito com meu próprio pensamento por causa dela.

    Espero que você possa encontrar conforto e algo que te anime de alguma forma. A unica coisa que posso te dizer é que você é capaz e que auto estima, amor próprio, auto confiança, é um exercício diário e, apesar de difícil, vale muito a pena, pois passamos a nos tornar mais gentis com nós mesmos e todo o ar e vibração do pensamento se torna algo mais leve! É uma luta diária. As vezes bem cansativa. Mas nós capazes! :D

    Grande abraço!

    flarisme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Você concluiu muito bem , é muito solitário mesmo não se achar a altura, a gente acaba entregando os pontos, desistindo por não nos achar suficientemente bom! Eu me identifico muito com o que você já passou, o primeiro semestre da faculdade tinha a nítida impressão de que não iria dar conta o que me fez estudar muito e intensamente (de um jeito não saudável) não pra ser a melhor da sala mas sim, porque não me achava capaz.
    O resultado foram notas muito boas mas a um alto preço... Com o passar do tempo fui tentando compreender o que se passava dentro de mim, e quando a gente começa a se encontrar passamos a ser menos cruéis com nós mesmas!
    Mas, como tudo na vida, esses momentos ruins passam e se você acha que está demorando demais procure ajuda de um psicólogo, eu acabei recorrendo a isso e me ajudou bastante!
    Um beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  4. oi, eva ♥ eu te entendo tanto! faço jornalismo e já tô quase no fim do curso, mas ainda me vejo tentando manter a calma e focar em mim, ao invés de me comparar o tempo todo com os outros. a universidade, assim como a escola, é um ambiente construído na competição. somos ensinadas/os desde crianças a isso, então é muito explicável que a gente se sinta assim. também acho que tudo isso tem a ver com a nossa autoestima. acho que se sentir inteligente nesses ambientes é um desafio, mas não pode ser impossível. tô tentando manter o foco no que eu quero pra mim independentemente do que os outros querem pra si mesmos - ainda que sejam meus amigos. vamos seguindo :) força!

    ResponderExcluir
  5. Oi Eva. Conheci teu blog hoje e confesso que era exatamente o que eu estava procurando.
    Sei bem como funcionam essas crises de ansiedades, porque eu já sofri e muito com esses problemas. Mas confesso que ao passar do tempo, comecei a conseguir controlar e hoje vivo bem, sofro bem menos e quando vejo que estou começando a ficar ansiosa, penso nos porquês de não ter necessidade de sofrer tanto, principalmente por causa de uma prova ou pressão do colégio. Vai com calma, pensa e repensa sobre uma maneira de conseguir controlar essa ansiedade, porque tu sabe que se a gente não dá um jeito, ela nos consome por dentro. Cuide-se!

    ResponderExcluir

Postar um comentário