Casa das Fúrias ( Madeleine Roux)


Depois de uma longa ressaca literária, Casa das Fúrias foi o primeiro livro reativamente grande que li. Eu o escolhi por acaso na livraria , mas imaginei que o enredo fosse me dar um incentivo para voltar á minha rotina normal de leitura. Não sei se posso dizer que surtiu o efeito desejado, mas foi uma ótima experiência, e sendo um lançamento, achei que seria uma boa ideia falar dele aqui.



Sinopse : Século XIX. Louisa Ditton não tem pra onde ir. Sozinha e com medo, a garota acaba de escapar do terrível internato inglês onde repressão e castigos dolorosos eram a principal lição. Assim, quando encontra uma idosa que lhe oferece emprego em uma hospedagem, Louisa acha que finalmente está segura. Logo que chega à Casa Coldthistle, entretanto, a jovem nota algo estranho. O misterioso proprietário do lugar – o sr. Morningside –, proporciona a seus hóspedes não um simples lugar para dormir, mas o temido descanso eterno. Numa espécie de tribunal sombrio, o sr. Morningside e a criadagem executam sua justiça obscura àqueles que vivem impunes, e Louisa será obrigada a fazer parte desse grupo de impiedosos justiceiros. Diante disso, a jovem começa a temer pela vida de Lee. Ele não é como os demais hóspedes- carismático e gentil, o rapaz desperta nela o ímpeto de salvá-lo do julgamento iminente. Porém, nessa casa de mentiras e putrefação, como Louisa poderá saber quem carrega a verdade? 




Comprei esse livro em uma livraria física , e assim que cheguei em casa já comecei a lê-lo, pois a sinopse me deixou bastante empolgada. Eu imaginava que o livro seria mais sombrio do que realmente é, mas apesar disso , não me decepcionei. Pelo que pesquisei , ele foi escrito pela mesma autora da série Asylum , que eu tenho muito interesse em ler, porém nunca vi muita coisa a respeito.

O livro se inicia com nossa protagonista a caminho da casa Coldthistle, relembrando dos acontecimentos que a fizeram estar naquela situação. Louisa sempre foi uma garota diferente e solitária e que teve que lidar com situações  difíceis muito nova , como as brigas constantes de seus pais, e a eventual rejeição que sofrera . Sua mãe , segundo ela , é ausente e um tanto quanto excêntrica , e seus avós estiveram dispostos a pagar um internato caro, desde que não tivessem Louisa como um fardo. 



" Tanto minha mãe, como meus avós e a escola, todos me infligiam duras e dolorosas lições quando, por acaso, eu fazia ou dizia a coisa errada. Era melhor levar uma surra e esquecer a dor e a humilhação na hora. Mas a verdade é que nunca esqueci essas humilhações, e a crescente infelicidade me deixou acanhada, como um cavalo que só conhece o chicote e nunca recebeu o mais simples toque de afeto."





 Quando chega à casa Coldthistle , apesar de desconfiada , Louisa Ditton espera ter finalmente um pouco de paz, porém , não demora muito e vemos que não é bem isso que a estranha pensão tem a oferecer. Em algumas situações em específico, a personagem agia de modo um tanto quanto infantil, e isso me deixava um pouco irritada, mas não foi algo que  atrapalhou a leitura . Pelo contrário, isso só me fazia ficar mais curiosa para ver o que aconteceria a seguir.


Todos os personagens são muito cativantes , até os que menos se espera que sejam, como por exemplo, Henry Morningside , o proprietário da casa Coldthistle. Pela descrição da autora , o personagem me parece extremamente charmoso ( do tipo Damon Salvatore hauhaua), e eu não duvido que um romance irá surgir entre ele e Louisa , devido a química que notei entre os dois.


" Seu rosto era delgado, magro, com um queixo proeminente e um nariz igualmente saliente. Ele ergueu os olhos dourados das xícaras, e fiquei admirada com a grossura de seus cílios, tão brilhantes quanto as asas de pequenos corvos."



Quanto á edição, não tenho do que reclamar. Os capítulos são marcados bor bordas vitorianas em tons de azul, e eventualmente encontramos fotografias emolduradas em quadros , o que alimenta nossa imaginação um pouco mais em relação a decoração da casa. Além disso, nós acompanhamos cada descoberta de Louisa sobre o "mundo oculto", e junto a cada texto , podemos ver uma ilustração, como a da foto acima. 

Não conheço outras obras da autora, mas posso dizer que ela acertou em cheio ao escrever Casa das Fúrias. O final do livro deixa em aberto muitas possibilidades, e eu estou ansiosíssima pela continuação. Como ficou claro, tanto a diagramação , quanto a obra em si, me agradaram muito, e eu recomendo com certeza. Apesar da premissa sombria, o livro se dá num ritmo bem leve, por isso  creio que seja uma ótima pedida, se assim como eu, você estava em uma ressaca literária .



Comentários

  1. Fiquei bastante atraída para essa leitura, apesar de não ser acostumada com livros do gênero. Eu estou sim, numa ressaca literária, e bem, vai ver esse livro seja a chave, né?

    Um beijo!
    www.memorizeis.tk

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar, eu também nãp havia lido muitos livros do gênero, mas é bom testar coisas novas hahaha.
    Estar numa ressaca é realmente uma merda. Espero que Casa das Fúrias te ajude.


    Obrugada pela visita <3

    ResponderExcluir
  3. Oiii, normalmente tenho muito receio desses livros que envolvem muito mistério, e que tem esse ar mais sombrio, mesmo assim, fiquei encantada pela sinopse, acho que arriscaria ler apesar de não ser bem minha praia haha. Abraços!!!

    https://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gostou da sinopse tenta ler, moça!É uma leitura agradável hahaha. Tenho certeza de que vai gostar.

      Beijos

      Excluir
  4. Essas fotografias me lembrou bastante o lar da srta. peregrine para crianças peculiares!
    Eu gosto de tramas envolventes de suspense e mistério, e a sinopse também já me ganhou de imediato!
    Vou anotar a sua indicação, porque fiquei super curiosa para ler!
    Beijos! ♡
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembra mesmo hahaha.
      Fico feliz que tenha se interessado,pois vou adorar saber sua opinião sobre ele.
      Beijos e obrigada pela visita ♡

      Excluir

Postar um comentário