"Olá! Espero que alguém esteja ouvindo"


[...] Estou enviando esse sinal via rádio - muito antiquado, eu sei, mas talvez um dos poucos métodos de comunicação que a City se esqueceu de monitorar -, num pedido sombrio e desesperado de socorro. Não posso contar quem eu sou. Por favor, me chame... Por favor, me chame apenas de Rádio. Rádio Silêncio. Afinal, sou só uma voz num rádio e pode ser que ninguém esteja ouvindo. Fico me perguntando... Se ninguém está ouvindo minha voz, será que estou fazendo algum som?

É assim que começa Rádio Silêncio, um livro que se tornou muito importante pra mim por diversos motivos. Um dos protagonistas se chama Aled Least, e ele é o dono de um podcast chamado Universe City, cujo nome é uma metáfora para universidade em inglês. É um livro incrível e que com certeza vai ser mencionado aqui mais vezes.

Acontece que lendo isso novamente, consegui facilmente relacionar com os blogs. Com o Espuma de Café, e em como me sinto em relação a ele. 
Eu recomecei tudo que deu. Literalmente. Fiz outro Instagram, outro Twitter pessoal, outra conta no Youtube... Não sei bem o porquê, mas senti necessidade de começar do zero, pelo menos nas coisas que consigo controlar. Um spoiler: não funcionou como eu imaginava.
Estou sentindo algo estranho. Não consigo postar nas minhas redes sociais sem me sentir ansiosa, como se estivesse sendo julgada a cada passo. Ser eu mesma se tornou difícil nesses espaços e foi por isso que eu senti saudade daqui. 

Sinto falta de 2017, 2018... As coisas eram mais simples naquela época. Me lembro que escrever aqui era uma das coisas que mais me davam prazer e talvez mais ainda ler outras pessoas. Era tudo muito leve e casual. Pra mim, os blogs são como os sinais de rádio que o Aled menciona. São poucas as pessoas que conhecem esse cantinho da internet, poucos que ainda permanecem aqui e acredito que por isso ainda não foi maculado como todo o resto. Eu nunca mostrei meu rosto aqui, e mesmo assim conheci pessoas incríveis e expus meu verdadeiro eu de um jeito que não fiz em nenhum outro lugar. Me conectei com as palavras de outras pessoas e elas com as minhas...

Antes de escrever isso, fiz uma limpa nos blogs que seguia, visitei alguns e reli posts antigos e descobri que muitos já não existem mais. Fico pensando em como estão essas pessoas agora. Se ainda tem os mesmos gostos, se sentem falta de seus blogs ou pensam em voltar... De qualquer forma, o que sei é que eu voltei, não sei por quanto tempo, mas definitivamente preciso desse espaço agora. 

Eu mudei muito desde o último post, mas algumas coisas anda permanecem, tanto boas quanto ruins. Acabei me afastando de algumas pessoas sem querer, por precisar de espaço e tempo para mim mesma, então quero poder vir aqui e despejar pensamentos, ou qualquer coisa legal que eu sinta vontade de compartilhar.  Mesmo que eu não tenha publicado tanta coisa, o blog é um registro da minha passagem nesse mundinho e eu quero continuar construindo essas memórias.  Mesmo que ninguém leia, vai ser bom.







Comentários

  1. Oi Eva! Fico feliz que tenha voltado a escrever no blog. Às vezes é o que a gente precisa: começar do zero. Virar uma página do livro e escrever uma outra história.

    Eu também sinto falta de quando os blogs pessoais eram mais ativos. Era como esperar receber uma carta pelo correio rs

    Hoje em dia levo o blog como você comentou. Escrevendo mais pra mim mesma, pra guardar as boas memórias da vida. Mas de quebra a gente acaba conhecendo e se relacionando com pessoas inspiradoras hehe

    Bom Abril pra você ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você definiu muito bem o sentimento! Era realmente como trocar cartas. Espero que possamos recuperar pelo menos um pouco dessa energia ♥

      Excluir
  2. eu também sinto muita falta de antigamente e de como era tudo mais simples, como era fácil se relacionar com outras pessoas por aqui e como é mais esquisito agora. me sinto triste quando penso em toda pressão que significa ter redes sociais, apago todas diversas vezes pela pressão que é ter que pensar "o que vão pensar de mim" como se isso realmente definisse quem se é. não define.

    eu amo a alice oseman e seus personagens, amo o aled de heartstopper. fico triste que a adaptação da netflix vá tirar ele. quero muito ler rádio silêncio (porque apesar de bilíngue eu estou sem cabeça pra ler a versão em inglês) e a tua experiência com ele me fez querer ler ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João :)
      É exatamente isso que você disse. Essa sensação ruim ao postar algo me persegue sempre e é uma droga porque eu sinto muita falta de expressar minha criatividade principalmente através de fotografias.

      E sobre a adaptação de Heartstopper, eu não sabia que iam tirar o Aled :(
      Ele é meu personagem preferido do osemanverse, depois do Charlie, e acho que vai fazer muita falta na adaptação.

      P.S: Leia sim Rádio Silêncio, é incrível. Acho que você vai gostar ainda mais do Aled.

      Excluir
  3. Oiii! Eu tinha que comentar, porque esse post, me bateu em cheio! Por inúmeros motivos, mas acho que o principal, é o fato de que eu sinto a mesma coisa com esse espaço, é um refúgio pra mim, sempre foi! Eu também entro nos blogs que eu conhecia, e não vejo mais postagens, fico pensando o que pode estar acontecendo na vida deles, mas não naquele intuito de fofoca, mas sim naquela coisa mais de amigo sabee?

    Eu não conheço esse livro, mas já gostei! e quero ler, vou deixar anotado pra comprar! mesmo que seja pra você, obrigada por escrever e compartilhar um pouco de você! Bom Abril pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dá um pouco mais de conforto ver que não estou sozinha nessa, mas também um pouco triste, haha.

      E Rádio Silêncio é incrível!! Espero que goste e depois me conte o que achou.

      Excluir
  4. me vi muito nesse seu post. recentemente também passei por esse momento de recomeçar com algumas redes sociais, porque não conseguia mais permanecer/postar nas antigas sem me sentir julgada. infelizmente o meu instagram pessoal, por ainda ter pessoas da família e amigos antigos, acabei reativando. mas sempre acabo me sentindo ansiosa quando quero postar algo lá. vai entender. em compensação, criar um twitter e um instagram novo (pata o blog, que é o que mais fico) foi maravilhoso. além de fazer uma limpa em posts antigos no blog. as vezes a gente precisa desses recomeços pra tomar um fôlego. como vc disse, é algo que a gente pode controlar ♥

    ResponderExcluir
  5. oi, eva! esbarrei com esse seu post justo quando estou encontrando esses "sinais de rádio" perdidos no mundo dos blogs — e penso em voltar pra esse mundo eu mesma. eu sinto muito saudades de 2010, 2012, 2014, em que ainda existiam muitos blogs e que a gente se sentia amigo de tanta gente só por ler o que se passava na cabeça das pessoas... acabei excluindo vários dos meus blogs de "recomeço", e deixando esse mundo em hiato. é gostoso saber que ainda tem gente por aqui. espero que você permaneça pelo tempo que te fizer bem, e foi um prazer encontrar seu blog!

    abracinhos,
    arantxa

    ResponderExcluir
  6. também resolvi voltar ao movimento dos blogs pois precisava de um lugar seguro para falar bobagens sem as cobranças de conteúdo "express" e de engajamento. as vezes é bom só escrever sem pretensões, guardar memórias e quem sabe criar laços com pessoas diferentes sem esperar nada em troca além de uma história leve e simples.

    ResponderExcluir

Postar um comentário